Porque séries de TV fazem tanto sucesso?

Desde a década de 60, series televisivas fazem muito sucesso. Isso pode ser comprovado com exemplos como a serie do Batman,  o seriado “Chips”, a produção de “Super Máquina”, e tantas outras series ao longo dos anos. Ultimamente, os conteúdos da TV tem recebido crítica e importância igual (se não superior) aos filmes de Hollywood. Mas, qual é o diferencial deste tipo de produto? Porque tamanho sucesso?

Um dos principais responsáveis é o fato de que, por terem duração muito maior que um filme,  as series tem tempo para fazer algo que é do feitio dos livros: explorar as personagens e seus universos de maneira tão detalhada que o telespectador cria vínculos pessoais de simpatia, amor ou ódio com cada personagem.

TRIBUTO-HEISENBERG-BREAKING-BAD.jpg
Um belo exemplo de criar vínculos com uma série é o relacionamento do público com Walter White (ou seria Heisenberg?) de Breaking Bad

Um belo exemplo de criar vínculos com a série é Walter White (ou seria o Heinsenberg?) de Breaking Bad

Um belo exemplo de criar vínculos com a série é Walter White (ou seria o Heinsenberg?) de Breaking Bad

Mas não só as personagens são bem elaboradas, como todo o cenário. Tudo é trabalhado para que se pareça ao maximo com uma realidade existente, e historias secundarias ganham força, para mostrar que aquele mundo possui vida. Diferentemente do cinema, as produções na TV tem mais liberdade na criação de conteúdo, e podem ir mais à fundo na temática escolhida.

Por consequência do enredo, que gera empatia com diferentes públicos, há interação social entre as pessoas. Grupos com diferentes visões conversam sobre os inúmeros desdobramentos de cada acontecimento, seja na internet ou pessoalmente.

— Realmente haverá um dragão de gelo na próxima temporada de Game Of Thrones?

Além de gerarem interações sociais, os seriados são verdadeiros eventos sociais. É muito comum encontrar famílias, casais ou amigos que se reúnem para ver as series, como fosse um passeio ou uma sessão de cinema.

lifestyle_1600_mock.jpg
Família se reúne para assistir conteúdo via streaming na Netflix

É claro que, se o público se identifica tanto com os conteúdos, eles trazem rentabilidade para as desenvolvedoras. Isso torna os seriados sustentáveis, ou seja, permite que eles sobrevivam sozinhos, perdurando por muitas temporadas como Os Simpsons (30) ou como Supernatural (14). Além disso, a lucratividade instiga a criação de novas séries. Basicamente o sucesso na indústria dos “filmes por episódio” é garantida, assim como uma receita de bolo de família.

BÔNUS

junk-food-1200facebook.jpg

Além dos lucros com os tv shows e seus produtos licenciados, o mercado de junk food também se beneficia com a audiência. Afinal de contas, quem nunca fez uma “sessão gordice” para assistir à uma série?

Deixe um comentário