Hip Hop e sua constante luta pela igualdade

Como forma de reação aos conflitos sociais e a violência sofrida pela sociedade de baixa classe social surgiu em meados da década de 70 um movimento cultural de reivindicação de espaço e voz das periferias nos Estados Unidos o Hip Hop.

O termo foi criado pelo Adrka Bambaataa que se inspirou em dois movimentos: o de saltar (Hop) e o movimento dos quadris o (hip) sendo a cultura dos guetos americanos e a forma da dança popular da época.

Com o objetivo de disseminar paz o Hip Hop luta para substituir as brigas entre gangues para levar igualdade de direitos para seu povo, essa cultura significa movimento, arte, expressão, diversão e união.

O Hip Hop é um estilo de dança dinâmico que veio das festas realizadas pelos jovens da periferia e alguns elementos artísticos que caracterizam são:

 

  • O Break /Breaking que representa o corpo na dança; executados pelos B. Boys ou B. Girls

 

 

  • O Locking, Baseia-se em movimentos rápidos e distintos de braço e mão combinado com movimentos mais relaxados de quadris e pernas, executados por lockers;

 

  • O Popping: É um estilo que tenta dar a impressão de um corpo “sem ossos” ,utiliza ritmos e movimentos circulares em várias partes de corpo, tais como os quadris, os joelhos e a cabeça, assim como separar (deslocar) o tronco do quadril executado por poppers.

 

 

  • O Graffiti, a expressão da arte, o meio de comunicação;
    grafite
    Foto retirada do site : nephwe.com.br/tag/graffiti/

     

  • MC é o porta-voz, o mestre de cerimônia. O trabalho do MC é “lançar mensagens” que tragam conscientização e orientação à comunidade.
    mc.jpg
    Foto retirada do : tudonosso.blogspot.com.br para ilustração

     

  • DJ : Responsável pela música que serve de base para o MC cantar.
    dj
    Foto retirada do site: http://www.djmastercourse.com, para ilustração

     

O Break Beat é a batida de fundo repetitiva muito utilizada pelos MCs nos shows, os DJs tocam e os dançarinos desenvolvem a dança na batida da música.

Quer conhecer mais sobre essa  dança cultural? No centro de Mogi das Cruzes tem uma casa do Hip Hop , o espaço é totalmente acessível e conta com um salão grande e espelhado para a prática de dança, e também pode ser utilizado para encontros, reuniões, palestras e debates. O funcionamento da casa : Terças a Sábados das 12h às 21h.

 

 

 

 

Deixe um comentário