Mary e Max – Uma amizade diferente

Baseada em uma história real, a animação australiana de 2009 feita em claymation, conta a história de uma amizade que parece ser improvável. Mary Daisy Dinkle, uma menina de 08 anos, mora na Austrália com seus pais e tem um galo de estimação chamado Ethel. Sua mãe vive bêbada, e seu pai, trabalha numa fábrica e tem como passatempo empalhar pássaros.

Max Jerry Horowitz, de 44 anos, vive em Nova York, na companhia de seu peixe Henry (toda vez que seu peixe morre, ele o substitui por outro igual e com o mesmo nome), o papagaio Mr. Cookie, e seu amigo imaginário.

Quais as probabilidades de dois seres tão distantes e tão diferentes um do outro construírem uma grande amizade?

Quando Mary vai ao Correio com sua mãe, escolhe aleatoriamente o endereço de alguém que vive em Nova York, decide escrever uma carta e iniciar uma conversa. Graças ao destino, Max é o escolhido e temos uma bela narrativa.

Max joga sempre os mesmos números na loteria, é obeso, participa da reunião dos Gordinhos Anônimos e tem a Síndrome de Asperger, um transtorno do espectro autista, de grau leve. Quando recebe a carta de Mary, a vida dele muda e tem um novo sentido. Depois de pensar muito na carta, Max a responde e é aí que começa a amizade diferente.

Nessas trocas de correspondências, a menina relata os bullyings sofridos na escola devido a sua marca de nascença na testa, fala sobre seus vizinhos e faz perguntas curiosas como: “Na América os bebês vem de onde?” Pois o avô dela havia contado que os bebês eram feitos e achados pelos pais no fundo de suas cervejas.

mary-and-max
Cena do filme

“Com esperança, um dia nossas calçadas vão se encontrar e nós poderemos dividir uma lata de leite condensado.” – Max

Max tem crises de ansiedade quando alguns assuntos delicados pra ele são tocados, como relacionamentos amorosos e ao relembrar os bullyings que também sofria quando era pequeno. Segundo seu psiquiatra, ele deveria ter objetivos na vida, e os de Max se constituíam em:  1- Arrumar um amigo que não fosse invisível, 2- Ter a coleção dos Noblets (desenho animado que Mary também assiste) e 3- Chocolate (vitalício).

Essa relação vai se desenvolvendo, e narra de forma sensível e ao mesmo tempo crítica questões como homossexualidade, prostituição, obesidade, bullying, religião, morte e alcoolismo.

Embora tenham grandes diferenças de idade, eles se conectam com seus problemas e singularidades construindo uma amizade extremamente verdadeira. Um filme realista e rico em detalhes que com certeza te conquistará.

Trailer do filme:

 

Notas:

Claymotion ou clay animation é uma técnica de animação (stop motion) baseada em modelos de massa de modelar, barro ou material similar.

– Aclamado pela crítica, no site Rotten Tomatoes o filme tem aprovação de 95% dos críticos e de 92% do público. No IMDB o filme tem uma nota de 8,2.

 

Ficha técnica:

Título original: Mary and Max

Roteiro e direção: Adam Elliot

Gênero: Comédia, drama

Duração: 90 minutos

Elenco de dubladores: Philip Seymour Hoffman, Toni Collette, Eric Bana, Bethany Whitmore, com narração de Barry Humphries

 

 

 

 

Deixe um comentário