Resenha do filme: Quando as luzes se apagam

Um medo universal: medo do escuro, de quando as luzes se apagam. Você pode dizer que não sente, mas em algum momento já sentiu.

O filme ‘Quando as luzes se apagam’ (Lights Out) em exibição nos cinemas, é baseado no premiado curta homônimo de 2013, do diretor David Sandberg, que possui experiência no ramo de curtas metragens de terror mas em matéria de produção para as telonas esse é seu primeiro longa.

Com duração inferior a 3 minutos, o curta (link no fim do texto) que deu origem ao filme foi feito de modo amador no apartamento de David. A esposa do diretor, Lotta Losten, protagoniza o curta e faz aparição no início do longa também, numa cena em que recriam um dos momentos de tensão apresentado no curta.

Após fazer muito sucesso nas redes sociais, (o curta já ultrapassou a marca de 12 milhões de visualizações no YouTube) David foi convidado a dirigir o filme que conta com James Wan como um dos produtores. Wan é um nome bastante conhecido nesse mercado, tendo em seu currículo sucessos como: Jogos Mortais, Sobrenatural e Invocação do Mal. O retorno obtido foi bastante positivo, já que o filme arrecadou mais de U$100 milhões na bilheteria mundial.

O filme conta a história de uma família que é perseguida por uma entidade maligna que só aparece quando as luzes se apagam. A mãe, Sophie (Maria Bello), tem esquizofrenia e depressão, e mora com o filho Martin (Gabriel Bateman), que está tendo problemas para dormir. Rebecca (Teresa Palmer) é a irmã mais velha do garoto e se empenha em ajudá-lo, pois sabe muito bem o que ele tem passado, já que sofria os mesmos problemas na infância.

filme2085_f4
Cena do filme

A vilã da história, a entidade chamada Diana, é como se fosse a personificação da perturbação mental de Sophie, e seguindo um dos clichês do gênero, Rebecca investiga o passado da mãe e descobre alguns segredos.

A premissa é muito interessante, como citei, todos têm ou já tiveram medo do escuro. Durante a projeção, vemos que a escuridão é representada não só por fantasmas, mas por culpas e doenças mentais.

O longa não escapa de todos os clichês que costumam estar presentes em filmes do gênero, mas, também tenta se diferenciar, como exemplo, escolhendo um desfecho um pouco mais inesperado. (Pelo menos pra alguns).

Bom, se você tiver medo do escuro, boa sorte pra dormir após conferir os títulos.

Confesso que o curta me assustou mais que o filme.

Link do curta:

 

Ficha Técnica

Filme: Quando as luzes se apagam

Título original: Lights Out

Gênero: Terror

Classificação indicativa: 14 anos

Estreia:18 de agosto de 2016

Duração: 1h21 min

Direção: David Sandberg

Elenco: Teresa Palmer, Maria Bello, Alicia Vela-Bailey, Gabriel Bateman, Alexander DiPersia

 

Deixe um comentário