VMA e sua história

No último domingo, 28, a 32ª edição do VMA (*A.K.AVideo Music Awards) foi realizada em Nova Iorque com transmissão exclusiva dos canais MTV e VHS1 para todo o mundo. A premiação de grande prestígio da MTV tem como objetivo premiar os destaques da música pop e do hip-hop além de homenagear grandes cantores da história com o “Video Vanguard Award“.

O evento foi transmitido pela primeira vez em 1984 em NYC mas teve outras edições realizadas em Miami e Los Angeles. Seu simbolo é um astronauta, o famoso Mooman, que é dado aos vencedores de todas as categorias em forma de uma estátua de prata. Em seus 32 anos de existência o Moonman recebeu uma repaginada no visual nas edições de 2013 e 2015.

A primeira edição do VMA contou com a apresentação icônica da Madonna que subiu ao palco cantando “Like a Virgin” com um vestido de noiva, um cinto escrito “boy toy” e ficou andando e rolando pelo palco deixando suas ligas e meias de ceda á mostra. Na época sua apresentação foi interpretada como uma grande crítica ao casamento ao comportamento que as mulheres obrigadas a ter por serem consideradas um “sexo frágil”.

Madonna foi a estrela de muitas outras polêmicas que já aconteceram no VMA, em 1990 ela performou seu single “Vogue” e foi acusada de racismo por ter dançarinos negros representando os empregados de uma rainha representada por ela. Na 11ª edição, em 1995 enquanto Madonna dava uma entrevista pós-premiação e foi interrompida por Coutney Love que jogava suas maquiagens na rainha do pop e no repórter.

Em 2003, Madonna, Britney Spears e Christina Aguilera performaram as músicas “Like a Virgin” e “Hollywood“, mas o ponto alto dessa apresentação histórica foi o beijo que Madonna deu em suas companheiras de palco, na época o Britney havia acabado de terminar seu relacionamento com Justin Timberlake que ficou aparentemente chateado com o beijo entre Madonna e Spears.

Agora vamos voltar para 2001 e falar sobre a princesinha do pop… Ela mesma, Andrea Mello Britney Spears! O VMA completava 12 anos e quem ganhou presente fomos nós, Britney realizou a performance que marcaria sua carreira pelo resto de sua vida. Durante sua apresentação de “Slave 4 U”, Britney aparece no palco com uma Pyton albina ou simplesmente píton para os íntimos.

Entre 2006 e 2007 Britney passou por um momento muito difícil em sua vida pessoal e carreia musical, a cantora chegou a raspar o cabelo, agrediu paparazzis com  seu guarda-chuva verde e quase deixou seu bebê cair no chão. Durante esse período conturbado ela produziu um de seus melhores álbuns, o “Blackout“, e anunciou seu comeback ao cenário musical com uma performance de “Gimme More” no VMA 2007. A apresentação de Britney foi uma das mais vergonhosas de sua carreia e uma das mais marcantes também, ela apareceu no palco vestindo uma peruca loura, lingerie preta e um corpo fora de forma.

Sua performance realmente foi um desastre, ela errou na dublagem e os críticos não perdoaram! No final deu tudo certo, “Blackout” vendeu mais de 1 milhão de cópias, foi a apresentadora do VMA 2008, recebeu seu “Video Vanguard Award” em 2011 e teve seu segundo comeback no VMA em 2016.

Em 2009 o VMA teve muitos momentos marcantes, Michael Jackson havia morrido no mesmo ano então uma homenagem ao cantor foi preparada de última hora, foi exibido também o trailer de seu documentário “This Is It” que mostrava todos os preparativos para a temporada de 50 shows que ele faria em Londres.

Ainda no VMA 2009, houveram dois momentos que ficaram para a história do evento. Taylor Swift havia ganho o prêmio de melhor vídeo feminino com “You Belong With Me”, ela estava concorrendo contra a Beyoncé e outras cantoras e durante seu agradecimento pelo prêmio o rapper Kayne West invade o palco, pega o microfone das mãos de Taylor Swift e diz revoltado que ela não merecia aquele prêmio, ele aponta o dedo para Beyoncé e diz que ela era a verdadeira merecedora do prêmio que Taylor Swift havia vencido. Chocada com toda a situação, Taylor Swift se retira do palco com cara de choro. Veja:

Beyoncé por sua vez, ao receber o prêmio de vídeo do ano por “Single Ladies” cedeu seu tempo de agradecimento para que Taylor Swift possa agradecer por seu prêmio, dessa vez sem interrupção.

As performances que foram destaque naquela noite foram protagonizadas por Lady Gaga e Beyoncé. Era o primeiro ano de Gaga no VMA e ela precisava causar uma boa impressão, durante sua apresentação de “Paparazzi” a cantora literalmente sangrou no palco e logo após foi pendurada pelo braço, simulando uma cena de suicídio. Em sua performance Beyoncé recrutou um exército de mulheres para dançar “Singles Ladies” com ela no palco, e a plateia dançou junto… Foi lindo!

Em 2010, Lady Gaga foi o destaque da noite. A cantora quebrou dois recordes, ela teve o maior número de indicações em uma única noite, foram 13 no total. E ela também recebeu o maior número de Moomans em uma única noite, ela conseguiu 8 estátuas, 7 por “Bad Romance” e 1 por “Telephone“. Quando ela foi receber seu prêmio de vídeo do ano das mãos da cantora Cher, Lady Gaga apareceu no palco da premiação usando seu legendário vestido de carne e deixou o mundo em choque. Ela sofreu diversas críticas de organizações protetoras dos animais, organizações que batalham contra a fome e ganhou de presente um biquíni de alface feito pela apresentadora americana Ellen DeGeneres.

O VMA 2011 foi marcante por diversos motivos. Teve tributo à Amy Winehouse com medley de músicas dela cantadas pelo Bruno Mars, tributo à Britney Spears que recebeu seu “Video Vanguard Awards” das mãos de Jo Calderone, alter-ego de Lady Gaga e foi o VMA em que a Beyoncé revelou ao mundo sua gravidez, um dos momentos mais bonitos de todas a edições da premiação.

Em 2013 os destaques da noite foram Taylor Swift, Bruno Mars e One Direction. Jamais esqueceremos do climão que Harry Styles, integrante do One Direction, deixou no ar ao mandar uma indireta para sua ex-namorada, Taylor Swift que venceu um dos prêmios da noite com “I Knew You Were A Trouble”, música que ela havia escrito para Harry. 2013 também foi o ano em que o mundo conheceu a verdadeira Miley Cyrus, a cantora e atriz protagonizou um dos momentos mais polêmicos do VMA 2013. Em sua apresentação conjunta com Robin Thicke, Miley fez twerk na frente do cantor e causou muito alvoroço entre os artistas, fãs, critica além de ter sido o pivô do divórcio de Robin por conta da apresentação. A cantora diz que não se arrepende de 1 segundo sequer de sua apresentação.

Após a apresentação de 2013, Miley Cyrus foi a protagonista de outro momento marcante do VMA. Em 2015, dias antes do VMA ser realizado, Miley Cyrus criticou Nicki Minaj em uma entrevista ao New York Times. Nicki Minaj havia acusado acusado a MTV de racismo por não ter indicado a música “Anaconda” na categoria de “Video do ano” por questões raciais, Miley por sua vez foi em defensa do evento e disse: “Se você quiser dizer que é por racismo, você pode dizer. Mas não torne a questão sobre você. Diga: Eu acho que é importante ser indicada porque existem meninas com o mesmo corpo que o meu por aí”. A rapper não deixou barato e após fazer seu discurso por ter vencido a categoria de “Melhor video de Hip-Hop” ela disse: “Agora vamos voltar para essa vadia que tem muito a dizer sobre mim, e ai, Miley?!”, a ex-Hannah Montana se defendeu e continuou apresentando a premiação.

Em 2016 tudo aconteceu perfeitamente bem, tivemos a declaração de amor e respeito que o rapper Drake tem pela Rihanna, tivemos o medley que Beyoncé fez de “LEMONADE”, seu último álbum visual que foi lançado no começo desse ano e o tão esperado comeback de Britney Spears que acabou decepcionando alguns fãs.

O Video Music Awards é um espaço para que os artistas possam construir suas histórias e assim deixar sua marca registrada no cenário musical.

*A.K.A: É a abreviação para a expressão americana “Also Known As…“, em português “Também conhecido como…”

Deixe um comentário