Hugo Cabret e sua homenagem a George Méliés

O filme A invenção de Hugo Cabret (2011) é baseado no livro homônimo de Brian Selznick, e narra a história de Hugo, um menino órfão que vive em uma estação de trem de Paris e tenta desvendar o mistério de um enigma deixado por seu pai. Essa aventura dirigida por Martin Scorsese, (Taxi Driver, Os Infiltrados) é uma bela homenagem ao Cinema, e sobretudo, a George Méliès.

Méliès (1861-1938) foi um famoso ilusionista em Paris, que se interessou pelo cinema após ver as exibições dos Irmãos Lumière. Ele levou a sua mágica para as telas utilizando técnicas fotográficas inovadoras na época, podendo ser considerado o “pai dos efeitos especiais”.

Dentre mais de 500 filmes produzidos, o de maior de sucesso é o curta Viagem à Lua, (Le voyage dans la Lune)  de 1902. Se você não viu o filme, muito provavelmente já deve ter visto a imagem destacada acima em algum lugar. É uma das cenas mais icônicas de todos os tempos. Confesso que a primeira vez que a vi, me causou enorme sensação de estranheza (num bom sentido).

O filme de Scorsese se passa em 1930, Méliés vendia brinquedos numa lojinha em uma estação de Paris, após sua carreira ter tido um triste fim. Muitos de seus filmes tiveram que ser vendidos e transformados em sapatos, e num momento de raiva, ele queimou parte de sua obra juntamente com figurinos e cenários.

No filme, que mescla ficção com história, Hugo descobre o maravilhoso passado do vendedor de brinquedos e fica encantado, assim como nós, e através dele, as obras do cineasta são devidamente relembradas e homenageadas.

Hugo Cabret é um filme que emociona e nos leva a conhecer um pouco mais sobre a história do Cinema. A vida de Méliés é retratada de forma especial. Sendo interessante ao mostrar para o espectador, por exemplo, como eram elaborados algum dos truques de filmagens no estúdio.

Caso você não tenha visto nenhum desses filmes e se interessou, anote aí na sua lista e aproveite que Viagem à Lua é de domínio público e está no YouTube. Há uma versão colorida desse filme que foi pintado a mão, quadro a quadro.

A invenção de Hugo Cabret está disponível na Netlix.

Bons filmes!!!

 

Deixe um comentário