Stranger Things: o passado é agora!

Original da Netflix, a série “Stranger Things”, se passa em 1983, e vem mexendo com a cabeça de muita gente. A produção tem sido considerada uma cria de Stephen King e Steven Spielberg, já que seu conteúdo apresenta muito no universo de ambos. Abaixo você vai entender um pouco mais sobre enredo do seriado. Desvendará o mistério por trás do frisson causado à cada episódio, descobrirá algumas das referências e perceberá que a série faz sucesso em várias gerações. – Atenção! Este artigo contém spoilers.

 RESENHA

O piloto é extremamente instigante. Logo no início, um cientista está fugindo num laboratório, e é puxado para cima num elevador. Sem maiores informações, a cena é cortada para quatro garotos jogando Dungeons & Dragons. Os quatro meninos são Mike, Dustin, Lucas e Will, personagens-chave no enredo. Ao final da partida, os garotos se separam, cada um para seu lar. No caminho, Will Bayers cai de bicicleta, e nota estar sendo seguido. Correndo, chega até sua casa, e busca uma arma para atingir seu agressor. Após carregar a escopeta, uma luz acende sobre ele, e quando a câmera se afasta, Will não está mais lá.

Os próximos capítulos mostram a busca pelo menino. Sua mãe, Joyce, vai procurar Hopper, o delegado da cidade. Ele promete acha-lo, e promove incansáveis buscas nos dias que se seguem. Paralelo à isso, surge, perdida pela cidade, uma menina de silhueta magra e cabelos raspados. Quase não fala, não se lembra de muita coisa, e tem uma tatuagem com o número onze no braço. Ela cruza a vida dos garotos, que buscavam encontrar Will na floresta.

Vivendo escondida no porão de Mike, a menina, cujo nome se tornou “Onze”, começa a ter lembranças do passado e exibe dons sobrenaturais, como levitação e controle de objetos com a mente. Ao passo que isso acontece, Barbara, uma amiga da irmã de Mike, também some. As luzes piscam, e quando voltam à funcionar, a adolescente já não estava mais sentada lá.

O sumiço de Barb, como era chamada pelos amigos, representa o segundo sumiço da cidade. A relação dos incidentes com as luzes é percebida por Joyce, que passa a se comunicar com seu filho Will através de luzes de natal. Ela é taxada como louca, e as lembranças de Onze revelam existir uma agência secreta do governo instalada na floresta local. Lá, eles realizam testes com crianças, e tem uma conexão com uma realidade alternativa, fria, escura, e que é o lar de um monstro. Estes flashes permitem uma noção maior dos poderes da menina e também evidenciam que a paranoia de Joyce Bayers é real.

Passado algum tempo, o corpo de Will é encontrado, e é hora de enterrá-lo. O delegado Hopper confirma as especulações de Joyce, e descobre que o corpo é falso. A partir deste momento, ele decide investigar o governo por conta própria. Mike, Dustin e Lucas também não desistem, e com a ajuda de Onze, afirmam haver uma realidade alternativa, e a chamam de “Mundo Invertido”. Will estaria preso nesta realidade, à apenas um passo das garras do monstro, que foi apelidado de “Demogorgon”, uma criatura do universo de D&D.

Jonathan, irmão mais velho de Will, se une à Nancy (irmã de Mike), e ambos passam a acreditar nas teorias acerca do “Mundo Invertido”. Depois de muitos acontecimentos, a presença de Onze chega aos olhos do governo, e logo as crianças da série se tornam fugitivas oficiais. As lembranças e poderes da menina ficam mais fortes, e as experiências do governo mais claras. Neste ponto as principais personagens se juntam num plano.

Um portal para a outra dimensão é aberto pelos garotos. Nele, Onze se conecta com a realidade alternativa, e descobre Barbara morta e Will vivo. Joyce e Hopper partem em direção à unidade governamental, para entrarem no “Mundo Invertido” e resgatarem o menino. Jonathan e Nancy decidem comprovar a existência do monstro, e montam armadilhas para atraí-lo ao mundo real.

A mãe de Will e o delegado são surpreendidos pela segurança. Hopper abre uma negociação: caso permitissem que ele entrasse no “Mundo Invertido”, ele daria a localização de Onze, que era a cobaia principal do governo. Assim foi feito. Os dois, acharam o menino perdido, e enquanto isso acontecia, “Demogorgon” foi atraído para o mundo real, e virou pó com os poderes de Onze, que sumiu junto com o monstro.

Um mês após o retorno do menino Bayers, ele cospe larvas vindas da outra realidade, e tem visões do local onde esteve. Onze continua sumida, e Hopper é mostrado deixando comida na floresta e entrando num carro do governo. O final da primeira temporada de “Stranger Things” é subjetivo e abre portas para múltiplas teorias e interpretações.

EXPLANAÇÕES

Dados os spoilers, podemos buscar entender alguns pontos. Em primeiro lugar, é necessário dizer que a produção da série foi brilhante em escolher a década de 80 para a história. Como o enredo é recheado de referências, é nostalgia pura para aqueles que estão na faixa dos quarenta anos. Por outro lado, como o seriado rebusca conceitos que se perderam com o tempo, consegue chamar a atenção de gerações mais novas também.

Dentre as referências estão vários filmes antigos, destacando-se como mais óbvio o“ET”, seja nas cenas onde os telefones queimam ou na fuga dos garotos com as bicicletas. Muitos conceitos foram emprestados de filmes e séries da década de 80, e especula-se até que os policiais tenham sido inspirados na equipe da delegacia de Springfield, dos Simpsons. Além das alusões à outras produções, o elenco também traz grandes estrelas da década, como a Wynona Ryder (Joyce Bayers).

Para os nerds, a série é um deleite. Além de ter a temática dos anos 80 retratada muito fielmente, possui inúmeras referências e ainda é baseada em conceitos de RPG de Mesa. Para descobrir o que seria o “Mundo Invertido”, por exemplo, as crianças se debruçam sobre o livro de regras do D&D. Isso sem mencionar às referências à locais do jogo, como a Floresta das Sombras, e também as criaturas e partidas que aparecem durante os episódios.

Na maioria das teorias disponíveis na internet, a Onze é tida como o pivô de tudo. Algumas apontam que ela abriu o portal durante as sessões de contato com o monstro, dentro da imensidão negra em que era inserida pelos cientistas do governo. Outras definem que ela se transformará no monstro, e ainda está numa fase inicial de sua transição. O principal ponto de apoio deste pensamento é que, no Dungeons & Dragons, a criatura Demogorgon possui duas cabeças (uma do monstro e outra da Onze).

O organograma abaixo traça uma relação entre as principais personagens, todas mediadas pelo “Mundo Invertido”, o Demogorgon, e consequentemente, o surgimento da Onze.

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Organograma desenvolvido por Heitor Herruso

 

Como não existem muitas explicações disponíveis, muitos mistérios tem intrigado os fãs da série. O “Mundo Invertido”, por exemplo, é uma cópia fiel do mundo normal, ou só existe na área em que está localizada a cidade? Existe mais de um Demogorgon? Porque o sangue atrai a criatura? Qual é o interesse do governo nisso? Os produtores, “Duffer Brothers”, já afirmaram que possuem um dossiê com mais de 20 páginas acerca das peculiaridades de “Stranger Things”.

Apesar de tudo indicar que a próxima temporada siga a mesma história, existe uma remota possibilidade de se alterarem as personagens e o enredo, como nas clássicas séries de terror, que à cada episódio contavam um caso diferente. Por enquanto, o que nos resta é, além de especular sobre as inúmeras possibilidades, esperar o que a Netflix está preparando. E, como canta Zé da Viola em Toy Story, “[…] eram coisas meio estranhas, estranhas demais para mim […]”.

 

Fonte: à Nerdcast 533 – Stranger Things: o sucesso do passado https://jovemnerd.com.br/nerdcast/stranger-things-o-sucesso-do-passado/

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